Resenha: Barba Ensopada de Sangue de Daniel Galera






O livro “Barba Ensopada de Sangue” (Ed. Companhia das Letras) é o quarto romance do talentoso Daniel Galera. A obra foi aclamada pela crítica e ficou em terceiro lugar no Prêmio Jabuti 2013.


O romance é narrado no ponto de vista do protagonista, que o autor não revela o nome durante a narrativa.

O enredo trata da estória de um professor de educação física que vai morar em Garopaba, uma pequena cidade no litoral de Santa Catarina, após o suicídio de seu pai.

O professor de educação física faz um promessa a seu pai de sacrificar a sua cachorra Beta, quando este se suicidasse. Mas o protagonista não cumpre o acordo e resolve levar Beta para seu refúgio na pequena cidade.

Quando chega a Garopaba, o protagonista procura saber como se deu a misteriosa morte de seu avô Gaudério, que teria sido assassinado anos atrás em Garopaba. Os moradores do vilarejo hostilizam o professor por querer elucidar a morte de seu avô. No transcorrer da estória, o protagonista começa a ter indícios de que seu avô ainda estaria vivo.

O professor de educação física também se envolve em um drama familiar por ter sido abandonado pela noiva que se casou com o irmão. No meio desse conflito, a sua mãe tenta contornar a situação.

O autor, em mais de 400 páginas, descreve com detalhes o cotidiano da pequena cidade de Garopaba durante o período em baixa estação na perspectiva do protagonista que, devido a um problema neurológico, não consegue memorizar o rosto das pessoas.


O romance é denso e envolve o leitor nos anseios do protagonista em uma leitura bastante prazerosa.



Recomendo a leitura.  

Um comentário

  1. Nossa, jogada interessante essa de não revelar o nome. O livro parece super interessante, e sua resenha ficou otima!

    Um beijo
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir