Resenha: Vidas Provisórias de Edney Silvestre







Vidas Provisórias (Ed. Intrínseca) é o terceiro romance do jornalista Edney Silvestre. O romance de estreia do autor "Se eu fechar os olhos agora" (2009) foi ganhador do prêmio Jabuti.


O livro narra a história de dois personagens em contextos e épocas distintos. Os capítulos vão se alternando entre os protagonistas Paulo e Bárbara. O livro foi diagramado em fontes azuis e pretas para diferenciar o ponto de vista de cada personagens.

Paulo é preso por engano pela ditadura militar e, após ser torturado, vai morar no Chile. Depois uma breve passagem pela Argentina, o personagem vai para a Suécia, onde tenta refazer a vida. No entanto, as marcas deixadas pela tortura não deixam Paulo em paz.

Bárbara é uma brasileira que vai morar nos Estados Unidos na década de noventa de forma clandestina. Em solo americano, Bárbara trabalha como faxineira e manicure, prestando serviços especialmente para outros brasileiros.

Com a experiência única de quem viveu vários anos no exterior como correspondente , Edney Silvestre relata a dura realidade dos dois protagonistas fora do Brasil. Os personagens Paulo e Bárbara têm em comum o fato de experimentarem suas “vidas provisórias” longe do Brasil.


Recomendo a leitura.  

5 comentários

  1. Estou lendo!
    Estou adorando!
    Beijos
    http://www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  2. Parece muito bom! Eu não tinha escutado falar do autor, mas dei uma pesquisada e seus livros são bem comentados. Tinham que ser mais divulgados!

    Beijos
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Parece mara! Amei o texto!
    Seguindo e Curtindo! Lindo Blog! Amei!
    PS: Resenha: Fracture Me - Trilogia Estilhaça-me - Livro 2.5 - Tahereh
    http://overdoselite.blogspot.com.br/2013/12/resenha-fracture-me-trilogia-estilhaca.html
    Passa lá e comenta/Segue/Curti se gostar! Retribuo visitas e comentário!
    Beijos!

    ResponderExcluir