Curso em Brasília: Escritores - Da Apresentação do Original às Editoras

Pedro Almeida, Publisher da Faro Editorial, ministra o curso Escritores - Da apresentação do original às editoras ao plano de carreira, em Brasília. O evento ocorre no dia 24 de maio, das 9h30 às 18h, no auditório do Colégio Inei Sigma (SHIS QI 7 CJ 17, Lago Sul, Brasília / DF).


O curso tem como proposta oferecer ao escritor, novato ou já publicado, informações relacionadas ao trato com editoras, aspectos das negociações de contratos, resoluções de conflitos e ainda abordar sobre outras características importantes e desejáveis para que uma obra seja contratada ou obtenha melhores resultados depois de lançada. E também indicar que habilidades são úteis para alcançar o público leitor neste novo mercado cada vez mais influenciado por redes sociais, eventos e interações que vão do extremamente pessoal para o trabalho de alta capilaridade.

Programação

Parte 01
Da preparação do original para apresentação as editoras;
Criação – crítica externa – leitores beta – revisão – como ler os comentários/críticas – 5 passos para descobrir se alcançou o resultado;
Da criação de uma excelente proposal altamente vendedora;
Três proposals – amostras;
Da escolha das editoras adequadas para o seu livro;
Pesquisa – Gênero – Subgênero – Perfil de público leitor – Mesmos interesses;
Da forma de contato;
Internet – Email – PDF – agentes – Correio  ( endereçada);
Como fazer um editor prestar atenção ao seu original;
Endorsement – Indicação – Preparo do material – Apresentação cuidadosa – Carta direta/pessoal – Precisão ( texto, argumento, historia), com concisão.

Parte – 02
Relacionamento com editora e agentes;
Quem são os principais agentes que representam nacionais?;
Como conseguir um agente?;
Como funciona o trabalho?;
Leituras críticas/assessoria;
Contato com editora;
Foi chamado para uma conversa?  O que esperar?;
Contrato – As bases de um acordo – Níveis – iniciante, intermediário – sênior;
Tributos – PF, MEI, PJ;
O que cabe ao autor durante a edição de um livro;
O que cabe à editora durante a edição de um livro;
O que um autor pode fazer para o trabalho da editora crescer.

Parte – 03
Qualificações/habilidades desejáveis;
Comunicação;
Capacidade de fazer amplo networking para inserir a obra em eventos de todo tipo; escolas, feiras, clubes do livro, clubes de leitura, bienais;
Redes sociais;
Acesso, contato com o público, base larga e investimento contínuo em ferramentas para ampliá-la;
Evento de lançamento – O que cabe ao autor – Carta;
Media training – Prepare-se;
Como não se tornar o chato do livro;
Investir na comunicação – teste – vídeo para redes sociais – Snapchat, youtube – retornos dos leitores.  Cursos e aposta no seu ponto forte;
Atenção a bolsas, prêmios literários.

Parte – 04
Plano de carreira  & outras questões cruciais;
Como terminar relações comerciais;
Exclusividade?  As bases que você deve evitar;
Trocas de editoras – traumáticas e suaves: O que está em jogo;
Como se decidir por uma casa editorial?;
Trampolim – quando sim e quando não;
O que você quer ser como escritor e aonde quer chegar?;
Análise pessoal para evitar equívocos – Comunicação – livros – temas – consistência – falas – apresentação pessoal/marketing pessoal;
Escolha de projetos – escolha de editoras/editores;

Sobre o Professor:

Pedro Almeida, Publisher da Faro Editorial, é jornalista e professor de literatura, com curso de extensão em Marketing pela Universidade de Berkeley. Com mais de 23 anos de experiência, foi o editor de alguns dos grandes best-sellers brasileiros, como Marley e Eu, Emily Giffin, Nicholas Sparks e Sylvia Day. Foi editor em edtoras diversas como Ediouro, Saraiva, Novo Conceito, Larousse. Além disso, escreve mensalmente para o Publishnews, na coluna ‘Leia antes de ver’, sobre o mercado editorial.

Invertimento: R$ 250,00.

Informações e Inscrições:   Elaine Cambraia – elainecambraia17@gmail.com

Nenhum comentário

Postar um comentário